A estante de KK

KK é uma leitora sofisticada, que não esmorece frente a um livro difícil. Guarda-os em com cuidado numa estante antiga garimpada em alguma feira. Não curte sebos. Compra-os em livrarias como a Cultura, Amazon ou em viagens. Não é fã de best sellers, mas está atenta a lançamentos. Ela gosta de autores moderninhos e mais desconhecidos como Ronaldo Bressane, mas você pode vê-la lendo um último lançamento do Chico Buarque (Budapeste) ou a coletânea de reportagens do Joel Silveira.

1. "A Divina Comédia", de Dante Alighieri
Ela ainda não leu, mas pretende. E, possui uma edição linda,
que nos olhava do sofá.. pedindo para ser folheada.

2. "Bufólicas", de Hilda Hirlst
KK gosta de literatura feminina. Se provocadora, melhor.

3. "A Montanha Mágica", de Thomas Mann
Um dos livros mais marcantes para ela.

4. "Sayang", de Gopal Baratham
Quem você conhece que teria na estante um livro de um desconhecido escritor singapurense? Comprado em Londres.

5. "O Iceberg Imaginário e Outros Poemas", de Elizabeth Bishop
Toda feminista que se preza tem na estante uma obra desta poetisa norte-americana (ganhadora do Pulitzer) que viveu no Brasil. Ela morou muito tempo com a arquiteta carioca Lota de Macedo Soares, uma das idealizadoras do Aterro do Flamengo, e chegou a produzir muitos poemas sobre o país.

6. "Ab-Reação, Análise dos Sonhos, Transferência", de C.G. Jung
Como toda analisada de perfil intelectual, KK precisa de analistas inteligentes, perspicazes, com ótima argumentação. Este livro a acompanhou numa fase difícil da vida.

7. "Designing Web Usability : The Practice of Simplicity", de Jakob Nielsen
Hoje todo mundo conhece/tem este livro, do cara que já foi um dos gurus da Internet. Mas, KK é do tempo em que tudo
isso era novo. Comprou o dela na Amazon, qdo ainda hão havia sido traduzido para o português.

8. "O que é o Virtual?", de Pierre Lévy
Mais que saber produzir, KK está interessada nas discussões intelectuais da Internet. Na estante dela não faltam obras sobre o assunto. Tem guias de usabilidade, jornalismo literário e online, biografia do Tim-Berners Lee (o criador da Internet) etc.

9. Como se faz uma Tese, de Umberto Eco
Uma vez uspiana, sempre uspiana. Este livro já foi bemmmmm útil no TCC dela. Hoje está escondido na parte empoeirada da estante.. lá pertinho das obras sobre carnaval (primeira idéia para o projeto, mudadada depois).

10. Eu poderia citar Água Viva, de Clarice Lispector, que ela já leu várias vezes e deixou tudo marcadinho com caneta. Mas, insisto que ela gostará mais de Clarice quando ler "A Paixão Segundo G.H". Portanto, o décimo livro é um que ela ainda não leu.

No comments: