CARTA DO TREINADOR DA SELEÇÃO BRASILEIRA DE TRIATLO, MARCOS PAULO REIS, A SEUS ALUNINHOS NO BRASIL

Depois de 14 dias de treinamentos em Portugal, hoje estaremos chegando finalmente em Atenas. O desafio é grande, você que já participou de uma prova, que já tentou superar sua marca sabe o quanto é difícil e doloroso conquistar um objetivo. A diferença aqui é o nível dos atletas, é a dedicação exclusiva, 100% do tempo só para treinar, se dedicar integralmente ao esporte com uma dose de talento e apoio.

Nesse período de treinamentos foi possível finalizar a preparação. Na parte física ?afinar? alguns detalhes, na parte psicológica estudar profundamente a melhor estratégia de prova, explorando as qualidades individuais, sua relação com o percurso e os últimos resultados obtidos em treinos e provas.

Agora estamos chegando na Vila Olímpica, vamos realmente entrar no ritmo da Olimpíada. É o momento de sentir aquele frio na ?barriga?, de sentir azia, dores estomacais, dormir bem é quase impossível. Mas é o momento de mentalizar toda prova, de ficar cada dia mais concentrado e confiante, pois parte do nosso sonho é realidade e a vitória é o nosso grande objetivo.

Para todos que vivem meu dia-a-dia, sabem que conquistar bons resultados só é possível com muita dedicação, muito esforço, persistência e superação. Faz parte da vida de um vencedor acordar cedo, sentir e superar a dor, passar frio e calor, controlar a alimentação, deixar de ter vida social, deixar a família e dedicar tempo em busca do equilíbrio corporal e mental. Parte dessa disciplina passamos para você através das planilhas, das nossas conversas, reuniões, palestras, treinos e nas provas em que o acompanhamos. Mas agora é o momento de nos compararmos com os melhores do mundo, com os maiores atletas do esporte na atualidade.

Resultados de medalhas? Difícil dizer, mas com certeza estamos buscando mais energia e vigor a cada treino para chegar com tudo no dia da prova. Toda essa dedicação só foi possível em função dos nossos patrocinadores, que investiram ao longo desses oito anos, confiando e apostando no nosso atleta, no nosso talento.

É o momento de colocarmos no esporte a esperança de que somos capazes de construir um país melhor, de que podemos vencer as dificuldades, de que podemos construir atletas e que a medalha é uma conquista possível.


Um abraço,
Marcos Paulo Reis

No comments: