"Aos meus leitores politicamente corretos: este post tem alto teor de preconceito. Não o leia se você é uma pessoa sensível e lutadora pela causa dos que não sabem se alimentar"

Tenho pavor de restaurantes por quilo. Pelo menos duas vezes por semana frequento um. Não por gosto, mas por necessidade. Ver aquelas saladas cheias de ingredientes, os grossos talos de palmito e a feijoada às quartas-feiras me deprime profundamente. Pior: é ver quem mistura lasanha com pastel de queijo e ainda encontra um espacinho para a picanha esturricada. Tudo bem que existem os que conseguem manter a dignidade nos quilos. Fazem um belo prato de folhas verdes e só depois se servem dos alimentos quentes. Mas estes são minoria e tem que conviver com seres abjetos que misturam sabores em proporções gigantes e sem nenhuma preocupação nutricional. As pessoas comem muita merda.

Comida a peso só poderia aparecer num país de tanta convergência étnica e tão baixa tradição culinária quanto o Brasil

21 comments:

Vanessa said...

Concordo plenamente.

Cristiana said...

Concordo que muitas vezes não dá para o brasileiro fugir dos restaurantes por quilo. Mas, ah, que bagunça... estética e nutricional! Beijos, Cris.

Anonymous said...

concordo em genero, número e grau. restaurante a quilo é uó. e o pior é quando eles tem slogans do tipo "alta gastronomia a quilo"...

Anonymous said...

Alexal,
Tenho que discordar um pouquinho de você. Realmente, as pessoas exageram no restaurante por quilo. O que elas colocam no prato é mais uma questão de educação alimentar. Evidentemente, o sabor fala mais alto. O pessoal quer pegar o mais gostoso e deixar a salada de lado. Eu ainda não li o artigo que você linkou, mas estamos falando de uma opção popular. Bem, só uma ressalva, se você está criticando o costume alimentar das pessoas, você está certa. Se você está criticando o conceito do restaurante por quilo, não concordo contigo. A maioria desses restaurantes tem nutricionistas que zelam pela qualidade dos alimentos e como eles chegam até os consumidores. O Brasil tem um problema maior do que a falta de tradição culinária (o que também acho um exagero pq acho que temos essa tradição sim) que é a falta de poder aquisitivo. É simplesmente sairmos um pouco do nosso patamar e pensar mais além: veja bem, se você que já tem certos privilégios vai 2 vezes por semana ao quilo, imagina a vasta maioria das pessoas que não está no mesmo nível! Graças a Deus que existe o "quilão". :-)
Beijo, Roberta

Anonymous said...

Seres abjetos é ótimo..!
Frustrante foi voltar depois de 30 anos à lanchonete de minha infância, o Lareira's Burger, na Rua Pamplona e constatar a demolição do balcão para colocação de um buffet self service...

Anonymous said...

Boa. Essa é a Alexal de quem gostamos. Afinal, qual é o sentido desse blog senão divertir os leitores com opiniões tacanhas sobre arte, comida e ?estilo de vida?? Assertivas que constrangeriam qualquer pessoa razoável, você enche o peito para escrever. Continue assim, Alexal. O grotesco é fascinante.

Henrique said...

Alexal, tem algo pior que o quilo: a falta do quilo e, por consequência, ter apenas a padaria por perto. Isso sim é deprimente.

Alexal said...

Eu sou fã de comer na padoca!

Alexal said...

You can always move on to something less tacanho, my dear. O mundo está cheio de opções.

Anonymous said...

Ai, meu Deus!! Eu estou na turma que mistura tudo e come um monte de coisas que não têm nada a ver ao mesmo tempo, no mesmo dia, sem nenhuma preocupação estética ou alimentar...
Acho que tenho problemas!!!

Anonymous said...

Não queria ter sido anônima.
O comentário é meu: Michele (a que mistura todas as comidas - Eca!!)

Alexal said...

Mi, morri de rir com você!

Anonymous said...

O quê? E deixar de me divertir com o seu deslumbramento e com a sua insegurança disfarçada de pretensão? Jamais.

Alexal said...

puta papinho de analisado...

Anonymous said...

Agora imagine só se o cidadão come no restaurante por quilo e ainda por cima estuda na Anhembi-Morumbi? O horror! O horror!!!

Você podia incluir a pergunta "Onde você gosta de almoçar" quando estiver entrevistando um candidato...

Alexal said...

excelente idéia!

Anonymous said...

Bom mesmo é o bandejão do CRUSP!!!!

Anonymous said...

Pô Alexal, se você vai ao Baretto, por que almoça em quilão?

Alexal said...

Adequação à realidade de meu tíquete.

Anonymous said...

Quanta gente amargurada neste mundo!!!! que triste!!!! beijos, Lalis

Anonymous said...

quanto é o tíquete? aqui por essas bandas é 13...