Segundo o Eneagrama, as pessoas podem ser classificadas em nove tipos distintos. Dizem que não encaixotam, que podemos adotar comportamentos de outros tipos, ter subtipos, ser evoluídos ou não. Mas, predominantemente você é sempre de um tipo. Eu seria assim uma coisa bem óbvia que é a epicurista, fortemente ligada aos prazeres da vida, animada, pra cima e alegre. Tudo que esconda o sofrimento. Dos outros e de si mesmo.

1. O perfeccionista - tudo deve estar perfeito e sob controle. Processo importa mais que resultados.
2. O Doador - sua felicidade está no bem-estar dos outros.
3. O Desempenhador - Metas, metas, metas. No lazer, na vida, no trabalho, só pensa em resultados. Mala pra caralho.
4. O Romântico - chora, sofre, faz drama.
5. O Observador - nem precisa explicação.
6. O Cético Leal - ainda não consegui entender muito bem.
7. O Epicurista - euzinha, a desfocada.
8. O Protetor - aquele que se preocupa com outros de uma maneira extrema, resolve tudo para os amigos, os pares, os colegas de trabalho. Eu sou mais eu com amor.
9. O Mediador - confuso, indeciso, boa gente. Não f. nem sai de cima.

3 comments:

Anonymous said...

esquemático demais ! qual serei eu...? hummm...não se pode definir assim uma pessoa dessa forma.

Alexal said...

Eles julgam que se pode fugir um pouco do esquema se usarmos os subtipos.. os tipos mais evoluídos ou menos evoluídos etc.

Anonymous said...

Eu também tô estudando o eneagrama e, sem dúvida, também sou o 7. Virei foco de inveja de todas as coleguinhas de curso que sonham em um dia chegar perto de ser epicurista.