VOCÊ ESTÁ GERENCIANDO SUA CARREIRA?

Graças a Deus, o curso de economia acabou. Não que eu não tenha gostado, até acho que aprendi bastante sobre o panorama mundial, câmbio flutuante, problemas do Brasil e, principalmente, sobre a péssima administração das finanças públicas. Mas chega. Trinta horas is enough. Estamos agora falando sobre carreira e sobre os planos ou não planos das empresas. Diferenças entre elas existem, mas há um ponto comum, que embora pareça óbvio, não é o que tudo mundo enxerga: você é o único responsável pelo desenvolvimento de sua carreira. Noventa por cento das empresas estão pouco se fodendo pra você, tenham elas plano de carreira ou não. No news.

Para todos os efeitos funciona a premissa de que você terá tido uma carreira bem-sucedida se tiver conseguido fechar ciclos e ter atuado em diferentes níveis de complexidade, mesmo que não tenha mudado para cargos mais altos.

Sugestões de leitura deste post:



Max Pagés e outros autores traçam um panorama de grandes corporações, no caso a IBM, e como elas manipulam os funcionários através de valores hierárquicos bem demarcados.



Escrito por Joel Dutra, que é o meu professor de Gestão de pessoas.

2 comments:

Anonymous said...

Adoro suas dicas de leitura!
Adoro seu blog!
Beijos

Sônia Guimarães said...

Incrível, eu sei gerenciar minha carreira. Incluindo o 'mesmo que não tenha mudado para cargos mais altos'.