Sabe qual é o prato que eu mais adoro no mundo? FAROFA. Não aquela farofa nascida para ser acompanhamento, mas a farofa prato principal. Pode ser de qualquer coisa. Tipo: queijo e farinha é farofa. Banana e farinha é farofa.



Minha farofa predileta: a minha:

1 cebola picada
2 tomates picados
3 ovos
1 punhado de arroz "dormido"
Restos de filé
Azeite

Modo de fazer:

Frite a cebola no azeite até dourar. Jogue o tomate e depois os ovos. Coloque o arroz e o filé. Mexa e deixe esquentar um pouco. Em seguida, ponha sal a gosto e vá acrescentando a farinha de mandioca aos poucos e sempre vá mexendo para não queimar.

16 comments:

Anonymous said...

isso não é farofa, é quase um mexido!

Anonymous said...

hummm q fome

Anonymous said...

Departamento de Alta Gastronomia de Araçoiaba da Serra Preta
É curioso que uma mineira goste de farofa. Sim, porque se trata de guloseima típica de Sunyon Place, onde foi inventada durante a Guerra dos Cem anos, por Sir Man Diok, estrategista e gastrônomo. Rápida pesquisa no Gugôl dá conta de sua origem. Como o próprio nome original do prato --- far off --- revela, tinha ela o objetivo de manter o inimigo longe. Acabada a munição tradicional, inclusive os canudos elípticos de papel, quis aquele militar uma alternativa que os soldados pudessem usar em suas ações ofensivas e descobriu-se que juntando-se areia do deserto com pedaços de qualquer coisa que estivesse à mão, a mistura resultante --- a kind of gor or oba --- poderia ser aspergida no rosto dos inimigos, que cegos por instantes, ficavam facilmente à mercê dos guerreiros. A idéia deve ter sido trazida a Minas, onde tem hoje o nome que tem e os ingrediantes que tem, por um nativo de Governador Valadares, que sabe-se lá como era ajudante de ordens de Man Diok, e que, aliás, iniciou a corrida à América que aumenta a cada dia naquele rincão mineiro.

Kelly® said...

confesso que voltei a ler aqui diariamente só pra ler os comentários desse cara... hehe

AnaCris said...

Ei, mulher!! Já passei sua receita pra mamãe. Diz ela que costuma fazer uma parecida. Em vez de arroz, ela toca macarrão.
Como diriam os mineiros, na sua expressão da moda: Farofa "é o melhor que tá tendo!"
Beijo.

Beatriz Zandonadi said...

Farofa é mesmo um manjar dos deuses, nordestinos! Minha mãe diz que desde bebê, eu não como sem farinha. De preferência a "Pinduca".

Alexal said...

Fulano lá de cima. Mexido com farinha vira farofa.

Kelly, eu só escrevo para ler o que ele escreve.

Anonymous said...

Na qualidade de empresário do cidadão em questão sirvo-me da presente para notificá-las como segue:
a) à dona do blog: ele está pensando em dividir com a senhorita os lucros do blog, cuja audiência mediu e aumentou muito;
b) à visitante kelly: ele agradece e pede que aguarde que vem mais por ai (mas sempre na dependência dos atilados comentários da blogueira);
c) nenhuma das anteriores.
Grato,
p.p. de José Pretencioso da Silva

Anonymous said...

eu também sou a maluca da farofa! na feijoada dispenso até o arroz! beijos da farofeira

Anonymous said...

Amiga, não se esqueça de sua cidade natal!!! isso explica tanta paixão por farofa!!!!
Beijos

Anonymous said...

é a tal GO-RO-RO-BA. DELIÍCIA!
GOROROBA COM RECEITA, MELHOR AINDA!

Anonymous said...

Num dia em que todo mundo tá fudido, vc tem Tipo, "se eu sair daqui agora, eu tenho uma suíte ali na esquina com banheira no quarto, room service e café-da-manhã incluso"...como vc pode dizer " que saco, que tédio, que merda!" ??????????????????
o mundo é injusto e se vc continuar reclamando, será injusto com vc também.
tchau.
raiva de vc.

Alexal said...

ok. Não vou mais reclamar :)

Anonymous said...

Pra quem nao gosta de comida por kilo...

Comprei um quilo de farinha pra fazer farora, pra fazer farofa, pra fazer farofafafa.

Comprei um pé de porco, farofafafa
e orelha de porco, farofafafa
pois tudo issu no fogo, farofafafa
e remexi direito, farofafafa
com a fome de um touro, farofafafa
eu encho o meu peito, farofafafa
so não mastigo tijolo, farofafafa porque estraga os dentes, farofafafa
chucrute,

fa faro faro faro faro, faro faro faro faro farofafa

Anonymous said...

Mais outra vez...
Comprei um quilo de farinha pra fazer farofa, pra fazer farofa, pra fazer farofafafa.

Comprei um pé de porco,
e orelha de porco,
pois tudo issu no fogo,
e remexi direito,
com a fome de um touro,
eu encho o meu peito,
so não mastigo tijolo,
porque estraga os dentes,
chucrute,

fa faro faro faro faro, faro faro faro faro farofafa

Anonymous said...

Li sua receita e sinto informá-la que não se trata de farofa e sim de um mexido... se tem arroz dormido no meio é mexido...
desculpe a intromissão.... mas a verdade é que não resisti...