A ESTANTE DE SIMONE COSTA



Ontem, Simone nos recebeu para jantar em sua casa, no Paraiso. Embora ela tenha pessimo gosto para escolher receitas, estava tudo uma delicia. Enquanto a pobre fazia tudo sozinha, eu, Catita, Cibelle, Isa e marido fofocavamos e bebiamos vinho argentino.

Como voces sabem, cada vez que alguem me convida para jantar, eh obrigado a se submeter a minha curiosidade 'bibliotecaria'. Vamos la: Simone eh uma leitora tensissima. Digo isso porque ela parece revelar uma predilecao por calhamacos e, nao os deixa ateh que termine. Em sua estante, nao ha lugar para bobagens ou livros menos serios.
Os top 10:

1) Crime e Castigo, de Dostoievski
Quando adolescente, ela nao lera romances russos. Agora, esta aficionada. Ja leu tambem "O Idiota".

2) O Senhor dos An?is, de J.R. Tolkien
Nao eh fa ardorosa, mas foi uma das que se apaixonaram por tao envolvente saga.

3) O Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa
Centenas de fragmentos para quem vive em mutacao.


4) A Mulher Desiludida, de Simone de Beauvoir
Crise, solidao e fracasso na vida de tres mulheres. Simone, como toda feminista, adora Madame Beauvoir.

5) A Era dos Extremos, de Hobsbawm
Obrigatorio, agora que ela faz disciplinas no mestrado de Ciencia Politica da USP.

6) Basic Grammar in Use
Ela nao leva o ingles na brincadeira. Mesmo sendo sabado de manha, nao mata uma aula sequer. Um exemplo!

7) A Mulher de 30 anos, de Balzac
Eh a crise dos 30 batendo a nossa porta. Deus que me livre!

8) Urup?s, de Monteiro Lobato
De crianca, nao leu Monteiro Lobato. Agora corre atras do tempo perdido lendo sua principal obra para adultos.

9) Para ler FHC, de Roberto Goto
Nao eh de hoje a paixao de Simone pela politica. Sua monografia de fim de curso foi sobre o ex-presidente tucano. Superciumenta, um dia me emprestou este livro, mas vivia pedindo de volta.

10) A Descoberta do Mundo, de Clarice Lispector.
Neste livro, Clarice sai de seu afamado hermetismo ao compilar cronicas escritas no JB entre 1967 e 1973. Desta obra vem o nome do blog de Simone: Se Eu Fosse eu.

No comments: