Ontem, durante a aula de espanhol, discutimos sobre os "buenos modales y las diferencias culturales entre países". Depois, a professora mandou fazer grupos de três (como eu odeio isso) e destacar comportamentos tipicamente brasileiros para relatarmos a um estrangeiro imaginário recém-chegado. No meio de de todos os pontos, pensamos em dois irritantes comportamentos paulistanos:

My birthday, you pay - paulistanos não te convidam para uma festa em sua casa e sim para um barzinho, onde a consumação será R$ 50. Como ele é seu amigo, legal e reservou antes, você gastará apenas R$ 30. Se chegar antes da meia-noite e estacionar o carro na rua. De onde eu vim é mais arcaico: você convida as pessoas para uma festinha e elas te levam presentes. Se você não tem grana, assa pão-de-queijo, compra patê na padaria e enche todo mundo de caipirinha e cerveja.

I´m your friend, or not.. it depends - eles te amam e você é muito querido. De repente, vai se mudar de país e chama todo mundo para a despedida num barzinho com música ao vivo. Lá pelas duas da manhã, se pergunta porque não veio nem um terço dos "amigos" do trampo. "A música lá não é boa neste dia", explicarão.

No comments: