Fui ontem ate a parte francesa da Suica. Visitei uma pequena cidade chamada Neuchatel, a beira do lago homonimo. La, ficam muitos colegios e uma universidade. Em 20 minutos, voce ve todas as principais atracoes turisticas do lugar (um castelo, uma igreja, umas ruelas). A cada esquina, uma boulangerie. Comprei um grande pedaco de quiche lorraine, sentei-me a frente do HotelduPeyrou (onde hoje fica um restaurante chiquerrimo) e comi com um guardanapo de papel esticando a cara para o solzinho que timidamente aparecia. E nos ai no Brasil com este solzao quente, nao eh mesmo?



Segui ate Bern, capital do pais, onde fica o Parlamento suico. Gracas a Deus, Frommers Guide existe. Segui o percurso de duas horas que eles sugerem: estacao de trem, Marktstrasse, igreja, paradinha pro cafe, lojas etc. No caminho, subi para conhecer o pequeno sobradinho onde Albert Einstein morava quando descobriu que E = mc². Pequeno, aconchegante, normal. Ele ainda era so um professor classe media sem nenhum milhao do Premio Nobel. O resto do tempo eu matei vendo pinturas na KunstHaus de Bern e tomando chocolate quente no Cafe des Pirinees, um reduto de jornalistas, artistas, bebados e quarentoes lendo jornal ao fim do dia.

Imperdível: tomar um cha ou uma taca de vinho no Rosengarten, um restaurante no meio de um lindo parque com vista para toda a cidade.

3 comments:

Anonymous said...

Cadê a acentuação, Dona Alechal? E não me venha com aquela conversa fiada de que o teclado não tem acentuação.
Nóis aqui, leitores de Caminhos Suaves, exigimos explicações!

Alexal said...

entao.. eh tudo mudado aqui. Fico com preguica.

Anonymous said...

Não para de chover em são paulo!!! aproveita ai que aqui ta terrível!